Mindfulness no Leela Yoga

Olá,

Com muita alegria retomo a parceria com o Leela Yoga neste mês de agosto! Amanhã farei uma palestra na unidade do Leela Yoga, em Perdizes, sobre mindfulness e sua prática diária. Nela, também apresentarei mais uma edição do curso Mindfulness no Cotidiano, que acontecerá no final do mês. E ainda nesta semana, no sábado, nos veremos novamente a céu aberto! Uma aula de yoga e meditação no Ibirapuera, com as queridas professoras de yoga Ana Paula Cavalcanti e Valesca Mendes. No final da prática de yoga, eu facilitarei uma prática de mindfulness. Praticar com elas no Ibirapuera já é maravilhoso! E agora ainda contribuindo no final, é alegria total! Vamos?

leela curso mind.peq

Informações gerais:

3/8 – Palestra Mindfulness no cotidiano, no Leela Yoga. End: Rua Monte Alegre, 695. Perdizes. Inscrições em contato@claudiacomaru.com.br. Evento gratuito. Confirme a sua participação no evento do Facebook aqui.

5/8 – Yoga + Meditação, no Ibirapuera. Parque da Paz, às 15:30h. Evento gratuito. Confirme a sua participação no evento do Facebook aqui.

19 e 20/8 – Curso Mindfulness no Cotidiano, no Leela Yoga. Informações em contato@claudiacomaru.com.br

 

Até mais!

Mindfulness no MedEnsina

Olá,

No sábado, tive o prazer de facilitar grupos de Mindfulness no MedEnsina, curso pré-vestibular de Medicina da USP. Para começar, foi muito bonito ver alunos da graduação cuidando da educação dos alunos do pré-vestibular. Vi muita compaixão por parte de todos, e me senti igualmente tocada e motivada a contribuir.

As provas estão se aproximando, o momento tão esperado pelos alunos. E nada melhor do que ensinar técnicas de atenção plena, facilitando a consciência emocional e corporal em grupo.  As falas dos participantes traziam a importância da reconexão neste momento, em que todos os esforços se voltavam ao estudo de forma intensiva. O som do pisar na grama, o piar dos passarinhos, o vento no rosto… Sensações que passavam despercebidas na correria da rotina, e que pudemos experimentar juntos.

IMG-20170725-WA0014

Até mais!

3 atitudes que vão melhorar a sua experiência de morar fora do Brasil

Olá,

Contribuí com o blog do Zenklub em um artigo sobre a experiência de morar fora do Brasil. Para além das receitas mágicas, um convite para mergulhar no seu caminho de autoconhecimento. Segue um trechinho abaixo e o link para a matéria completa.

“Se conhecer melhor vai te fazer entender também o que incomoda, o que e por quê faz falta e como suprir todas essas necessidades quando você vai morar fora do Brasil (ou aceitar que algumas saudades nunca vão passar e ficar bem com isso). “Ao voltar a atenção a si, abre-se a possibilidade de perceber quais recursos você pode utilizar para se apoiar, pensando nas suas reais necessidades. Nestas experiências de afastamento da cidade natal, tendemos a entrar mais em contato com nós mesmos, ficando mais evidente o que realmente importa para a nossa felicidade. Ao identificar o que nos importa, podemos finalmente ir atrás disso”, diz a psicóloga e coach Claudia Comaru, que atende por vídeo-chamada no Zenklub, plataforma que oferece consultas online”.

Este texto foi publicado originalmente no blog do Zenklub. Clique aqui para continuar lendo.

malas

Até mais!

Eventos cheios de sentido

Olá,

Que lindos foram os eventos do Leela e do CETAT! Dois momentos diferentes, mas que se complementaram e foram repletos de sentido! Os temas mindfulness e saúde mental no trabalho foram apresentados para pessoas muito interessadas e comprometidas com o assunto.

O curso Mindfulness no cotidiano contou com a participação de pessoas que atuam em diferentes áreas e tem em comum o interesse em lidar melhor com suas emoções. Praticamos juntos, compartilhamos ideias que muito contribuíram na colcha de retalhos que juntos tecemos. Se tem algo que prezo nos meus cursos, é a abertura para que o conhecimento seja construído por muitas mãos. Posso trazer a teoria, mas ela só faz sentido quando aliada à experiência.

No curso Saúde mental nas empresas: prevenir, promover ou remediar, contamos com uma turma de profissionais que trabalham em empresas e consultorias. A riqueza do nosso encontro novamente se deu pelos cases trazidos pelos colegas. Conversamos sobre conceitos que propõem ampliar o conceito de saúde para além da ausência de doença. Saímos fortalecidos pela força do grupo e com muitas ideias para implementar!

mindfulness leela

No Leela, no Curso Mindfulness no cotidiano

curso cetat

No CETAT, no Curso Saúde mental nas empresas

Passadas essas duas lindas experiências, retorno o foco da atenção aos atendimentos e estudos e, no segundo semestre, retornarei a agenda de cursos. Aguardem! Informações mais atualizadas serão enviadas pela Newsletter Inspirações Cotidianas. Você já conhece? Não? É só inserir seus dados aqui na lateral do site e entrar para este grupo querido e interessado no tema do florescimento humano.

Até mais!

Palestra Conhecendo o Mindfulness

Olá,

Gostaria de divulgar a palestra “Conhecendo o Mindfulness”, que acontecerá no dia 06 de abril, às 20hs, no Leela Yoga, em Perdizes. Um momento para apresentar o que é o mindfulness e quais seus benefícios. Traga suas dúvidas e vamos conversar sobre como podemos cultivar a atenção plena no cotidiano. Uma prévia para o curso “Mindfulness no cotidiano”, que se realizará dias 25, 26 e 27 de abril.

Informações em contato@claudiacomaru.com.br

leela palestra2

Até mais!

Cursos de Abril e Maio

Olá!

O mês de abril já começou com novidades! Dois cursos fresquinhos para pensarmos sobre autocuidado e saúde, em São Paulo.

pergunta

Curso “Mindfulness no cotidiano”, no Leela Yoga

O curso tem o objetivo de apresentar algumas técnicas de mindfulness para quem tem curiosidade sobre o assunto. Três dias de teoria e prática sobre as práticas de atenção plena e como incorporá-las ao cotidiano. Este curso é voltado para a prática do autocuidado.

No Leela Yoga, Rua Monte Alegre, 695 – Perdizes.

[Dias 25, 26 e 27 de abril, de 20:00 às 22:00hs]

Informações e inscrições em contato@claudiacomaru.com.br


 

Curso “Saúde mental nas empresas: Prevenir, promover ou remediar?”, no CETAT

O curso tem o objetivo de trazer a lógica da promoção da saúde para a seara das instituições com reflexões que estimulem o autocuidado. A partir da apresentação de conceitos e práticas, o objetivo do minicurso é instrumentalizar o profissional a pensar novas estratégias para abordar a saúde mental no trabalho.

No CETAT, Rua Dr. José Queiros de Aranha, 19 – cj.322 – Vila Mariana.

[Dia 06 de maio, de 08:00 às 18:00hs]

Informações e inscrições em www.cetat.com.br ou pelos telefones (011) 3796-1327 e WhatsApp (11) 97049-5378.

Até mais!

Congresso Online

Olá,

De 27 de março a 2 de abril acontecerá o 1o Congresso sobre autoconhecimento, inteligência emocional e desenvolvimento pessoal. Um evento 100% online e gratuito em que você se inscreve pelo site clicando aqui. Após a inscrição, você receberá os links para as palestras na semana do congresso.

congressonline

Terei o prazer de contribuir nesse movimento com a palestra “Autocuidado: de si para o outro”. Nela, falarei um pouco sobre como percebi que o autocuidado pode ser o início de um processo que precisa alcançar a esfera relacional, o contato com o outro. É nas relações que temos a oportunidade de sermos melhores a cada dia. A partir das experiências do cotidiano temos as chaves para o nosso autoconhecimento.

Quer saber mais? É só se inscrever no Congresso e aguardar a divulgação da minha palestra.

Até mais!

Inteligência emocional nas empresas

Olá,

Contribuí em um artigo sobre a importância da inteligência emocional nas empresas. Uma forma de desenvolver o autoconhecimento no ambiente de trabalho. Segue um trechinho abaixo e o link para a matéria completa.

“Mas, o que os profissionais podem fazer por si mesmos quando as habilidades mais exigidas não são competências ensinadas em cursos de graduação ou especialização? A resposta é desenvolver a chamada Inteligência Emocional (IE), habilidade já tão valorizada por gestores e recrutadores. ‘Profissionais com inteligência emocional tendem a tomar decisões mais conscientes do que aqueles que não possuem. Consequentemente podem fazer escolhas profissionais mais alinhadas com o seu propósito, sentindo-se mais satisfeitos com seu trabalho’, afirma a psicóloga, coach e especialista em saúde do trabalhador Claudia Comaru, que atende por videochamada no Zenklub”.

Este texto foi publicado originalmente no blog do Zenklub. Clique aqui para continuar lendo.

empresa2

Até mais!

Se conhecer dá trabalho (mas vale a pena)

Olá,

No mundo das fórmulas mágicas, onde tudo tem solução (e uma solução rápida), ao falar de autoconhecimento é preciso ter cautela. Em primeiro lugar, preciso lembrar que estamos na era em que cada segundo vale ouro! A comida fast food, a comunicação acelerada por aplicativos, muitas fotos curtidas por minuto, a mediação de conflitos resolvida à jato… mas, e no nosso mundo interno? Será que o tempo para se conhecer e lidar com as nossas questões é o mesmo? Respondo prontamente que não. Não necessariamente.

Este texto foi publicado originalmente no blog do Zenklub. Clique aqui para continuar lendo.

relogio

Até mais!

Mindfulness no cotidiano

Olá,

Final de ano, muitas pessoas bem ocupadas com o exterior: tarefas, compras, arrumação da casa… Que tal praticar um pouco de cuidado de si? Nos dias 7 e 14 de dezembro (bem no olho do furacão!) realizarei dois encontros para que a gente possa conversar sobre como cultivar a presença no cotidiano. Teoria e prática em um clima leve de aprendizado mútuo.

Quando? 7 e 14/dez. De 20:30 às 21:30hs.

Onde? Av 11 de Junho 1133. Bairro Vila Clementino. São Paulo.

Quanto? R$40 por encontro.

É necessária a realização da inscrição prévia em: contato@claudiacomaru.com.br

urbano

Até mais!