top of page
Claudia Comaru_logo_HD002_edited.png

Sobre o livro "As coisas que você só vê quando desacelera: Como manter a calma em um mundo frenético", de Haemin Sunim

  • Foto do escritor: Claudia Comaru
    Claudia Comaru
  • 10 de set.
  • 2 min de leitura

"A espiritualidade deve ser praticada não apenas nos momentos de solidão, mas também entre as pessoas. Abra-se para os que estão à sua volta e sinta-se conectado a eles. Esse é o verdadeiro desafio da prática espiritual" (p.64)

O livro "As Coisas que Você Só Vê Quando Desacelera", de Haemin Sunim, é um alento para o nosso corpo apressado. Por meio de reflexões curtas, o autor nos conduz aos seus pensamentos sobre o desenvolvimento espiritual e a importância do cultivo da consciência na vida cotidiana. A construção do livro permite, portanto, que apreciemos o livro em doses curtas, abrindo página aleatoriamente para ler uma mensagem no meio do dia.


O autor nos leva à compreensão de que precisamos cuidar da nossa mente. Como costumo dizer nas práticas de meditação que conduzo, "precisamos nos aproximar da consciência como quando adentramos no quarto de um bebê que dorme - com passos lentos, gentis, silenciosos". Nutridos com essa gentileza, pousamos a observação na nossa paisagem mental: seus pensamentos e emoções. Neste caminho, lidamos com as nossas emoções — raiva, tristeza, ansiedade — como um observador, sem nos identificarmos com elas.


O livro nos oferece um caminho prático para cultivar a compaixão (por nós e pelos outros) e a atenção plena (mindfulness), ferramentas que são a base da saúde integral e grandes aliadas no cuidado ao estresse e à ansiedade. Um bom livro para acompanhar seus dias, podendo ser consultado em momentos de estresse - não como uma fuga - mas como um retorno gentil ao momento presente. Um lembrete afetuoso da nossa própria capacidade de autoregulação em meio ao caos.


Você já leu esse livro? O que achou?


Um abraço,

Claudia

 
 
 

Comentários


bottom of page